16.5.06

futebol x vida

Acho que compreendi o principal motivo da paixão do ser humano, e principalmente do brasileiro, pelo futebol. Sem dúvida, esse é o esporte que melhor retrata a nossa vida, o nosso dia-a-dia.
Veja se a minha teoria não é, no mínimo, coerente. Há momentos da minha vida em que eu praticamente não preciso me esforçar, e mesmo assim consigo vencer. Em compensação, muitas vezes me dedico de corpo e alma a alguma coisa, uso todo o meu potencial, e mesmo assim me ferro de verde e amarelo.
Da mesma forma, existem tarefas que parecem ridículas de tão fáceis, e eu acabo sofrendo como um porco para conseguir concluí-las – isso quando não levo um couro delas. Também existem aqueles dias em que tudo parece dar errado, mas no final consigo uma virada heróica e vou dormir feliz da vida.
As coincidências não param, como quando eu faço tudo certo e marco um golaço, mas alguém que está acima de mim acaba me prejudicando. Ou o contrário, quando faço coisas erradas e esse mesmo que está acima de mim opta por me favorecer – atenção, esse que está acima de mim não é deus, é humano mesmo, como um chefe, um professor, um policial, etc.
Também existem aqueles que têm dinheiro e conseguem as coisas sem muito esforço, e aqueles que são pobres e estão sempre lutando contra o rebaixamento. Mas, por outro lado, alguns têm muito dinheiro e não sabem gastar, enquanto outros com poucos recursos dão um banho de planejamento e profissionalismo.
Enfim, se eu fosse descrever todas as relações entre o futebol e a nossa vida ninguém ia ter saco pra ler o texto até o fim. Acho que já consegui deixar bem claro o meu ponto de vista.
Mas aí vêm os times. E, seguindo essa minha linha de raciocínio, acredito que cada um escolhe, inconscientemente, aquele time que mais se parece com a sua própria história - digo inconscientemente porque a grande maioria das pessoas escolhe o seu time de futebol muito antes de poder relacioná-lo com a vida.
O meu caso parece ser exatamente esse. Escolhi torcer para um time grande, com um histórico de conquistas gloriosas, vitórias emocionantes e viradas históricas. Mas tudo sempre com muito sofrimento, raça e dedicação. Tudo sempre no último minuto, a custo de muito sangue e suor. Um time que está quase sempre entre os primeiros, que vira e mexe ganha um campeonato e enche os torcedores de esperança, mas que nunca será campeão da América, e muito menos do Mundo.
Preciso dizer qual é?

9 Comments:

At 16/5/06 12:10, Anonymous Anônimo said...

Não precisa dizer não....
Só faltou uma coisinha para caracterizar bem seu time, o alto índice de membros do PCC.

 
At 16/5/06 22:14, Anonymous Anônimo said...

Jovem, o que acontece q o senhorito anda tão futebolístico nos últimos dias?

 
At 17/5/06 01:10, Blogger André said...

por isso quando vc falou "um corinthiano idiota", eu disse q isso era reduntante...
e a relacao do impedimento? qdo vc ta seco pra fazer o gol, la na frente, e um porra corta o seu barato?

 
At 17/5/06 01:11, Blogger André said...

por isso quando vc falou "um corinthiano idiota", eu disse q isso era reduntante...
e a relacao do impedimento? qdo vc ta seco pra fazer o gol, la na frente, e um porra corta o seu barato?

 
At 19/5/06 09:14, Blogger  said...

Ópio do povo... já diria sei lá quem!

 
At 19/5/06 17:08, Anonymous Anônimo said...

Resumindo... futebol é como o cachorro e o dono.

 
At 20/5/06 13:18, Blogger Dóia Veloso said...

antes fosse de amor, mas é só vício...
saudades
;***

 
At 22/5/06 13:55, Anonymous Anônimo said...

Nunca vi tamanha merda como futebol. Agora vc comparar com a vida real não deixa de ter certa razão. Odeio domingos, por causa de jogos, odeio video games com jogos da FIFa, odeio ano de copa do mundo, odeio passeata, odeio que discutem sobre times, jogadores e bolas... odeio o galvão bueno (ele existe ainda?)

 
At 5/6/06 10:41, Anonymous Anônimo said...

Ainda Futebol? O que será de vc e seu blog no mês da copa?

 

Postar um comentário

<< Home